Social - Serviços Sociais

O Hospital Soerad, passa a disponibilizar uma consulta social no apoio aos seus doentes e famílias, que necessitem de respostas sociais de apoio, orientação ou resolução dos seus problemas sociais.

 

O Serviço Social é uma das mais importantes disciplinas das ciências sociais e humanas, conferindo ao seu Assistente Social a intervenção sobre pessoas e famílias numa condição temporariamente vulnerável e em risco social.

 

O enquadramento cientifico do Assistente Social, permite intervir no complemento de uma intervenção clínica e reabilitativa, ao encontro de recursos sociais, políticos, económicos e comunitários, que proporcionam à pessoa, pessoa-doente e família, um melhor controlo na saúde/ doença e um projeto de vida mais equilibrado e digno.

 

Ao recorrer à Consulta Social, pode esperar do profissional, um modelo de atendimento humano, numa matriz biopsicossocial, reconhecendo-se a pessoa na sua intersubjetividade e única, onde será efetuado um diagnóstico social ao(s) problema(s) em afetação, subsequenciando-se um plano de intervenção social, na minimização ou resolução do(s) mesmo(s).

 

Recorre à Consulta Social, toda a pessoa, pessoa-doente ou família que esteja a ser alvo de:

 

• Problemas sociais associados a fatores de vulnerabilidade económica, com necessidade de orientações no âmbito das políticas de ação social, segurança social, habitacionais e sóciojurídicas;

• Problemas sociais associados ao impacto da doença crónica, envelhecimento, dependência e invalidez, que necessitem de respostas de internamento, respostas no âmbito da saúde pública, respostas de apoio institucional (apoio domiciliário/ unidade de dia/ unidade ocupacional/ estruturas residenciais de idosos, etc...

• Problemas socais associados a maus tratos e negligência de grupos sociais mais vulneráveis (crianças/ idosos...);

• Problemas sociais associados a falta de informação sobre o acionamento do descanso do cuidador, quando está em causa a claudicação e o risco de saúde mental do familiar que cuida;

• Problemas sociais associados ao plano de alta, em contextos de internamento no Hospital Soerad;

• Problemas sociais emergentes nas consultas médicas e na urgência do Hospital Soerad, que necessitem do encaminhamento destes, para resposta do Serviço Social.

 

T.: +351 261 339 650